.
 

WebHosting & WebDesign

 

Como Publicar o seu web site na Internet por ftp ou via cPanel

 

O processo que possibilita a publicação do seu site na Internet tem o nome de File Transfer Protocol, ou "FTP". Se adquiriu uma conta com o cPanel, pode publicar o seu site através de FTP ou através do próprio cPanel. Ver como publicar o seu site através do Cpanel na parte final deste tutorial (letra escrita a azul).

 

IMPORTANTE: Esta funcionalidade "FTP" apenas se aplica caso crie o seu site no seu computador e publique o mesmo no servidor de alojamento. Caso faça uso de um editor de páginas web on-line (directamente na Internet) como o Google Sites, RVSitebuilder,  WebNode, Weebly, Wix etc, a publicação do seu web site não se realiza através desta funcionalidade, mas sim através do próprio programa.


Para obter mais informações sugerimos que faça um busca no Google com o nome "FTP"; "Cliente de FTP", "Programa de FTP", e aceda a este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol

Para proceder ao envio dos ficheiros do seu site, (do seu computador para o servidor de alojamento) para publicar e/ou actualizar o seu web site por FTP faça o seguinte:

1. Instalar qualquer programa de FTP no seu computador. Sugerimos a utilização do software gratuito "Coffecup". Poderá fazer o download deste programa gratuitamente através do seguinte link: www.coffeecup.com/freestuff/
O programa chama-se: "Free FTP".
Existem muitos outros programas gratuitos para o efeito, como por exemplo o FileZilla. ver site: http://filezilla-project.org 
Caso opte por este programa deve fazer o download do Fillezila Client.

 

Faça uma busca no Google com o nome "Programa ftp" ou "Cliente ftp" irá encontrar muitos outros programas próprios e gratuitos para este efeito.

Verifique ainda se o programa com que criou o seu web site dispõe desta funcionalidade "motor de FTP". Caso disponha poderá realizar o upload, ou seja publicar o seu web site por FTP a partir do mesmo. Regra geral os editores de páginas web como o Front-Page permitem esta funcionalidade.

 

Para realizar o up-load dos ficheiros que compõem o seu web site do seu computador para o servidor de alojamento através do "Coffeecup Free FTP" faça o seguinte:

 

1. Ter o seu site criado no seu computador
 

2. Após ter efectuado o download e instalado o "Coffeecup Free FTP" no seu computador:

 

- Clique no primeiro botão do lado superior direito do ecrã que diz: Servers.
- Clique no botão que diz Add (tem uma cruz verde sobre o lado esquerdo) clique nessa cruz.
- Insira em 
Nickname um nome qualquer à sua escolha, exemplo o nome do domínio
- Insira em Server / Host o endereço de "FTP" do seu domínio, exemplo "ftp.seu-domínio", conforme indicado no e-mail enviado.

- Insira em "Username / Utilizador" os dados conforme indicados no e-mail enviado.
- Insira em "Password / Senha" os dados conforme indicados no e-mail enviado.

Atenção: Sugerimos que copie (no e-mail enviado) e cole os dados no programa de FTP, no entanto tenha o cuidado em não copiar espaços em branco ou sem preenchimento (antes e depois dos dados indicados). Caso digite o username e password directamente no programa, tenha o cuidado em digitar exatamente os dados indicados. Basta apenas um caractere diferente, exemplo maiúsculas e minúsculas para não conseguir aceder ao servidor de alojamento.
- 
Clique em More options
- Em Local Folder seleccione o caminho da pasta que contem o seu web site no seu computador
- No campo (opcional) "
Remote Folder" insira: 
/public_html/
- Faça OK e irá fechar a janela pequena

- Clique na seta virada para baixo (ao lado do botão server) e clique de seguida no novo Server/Nickname agora adicionado, aguarde uns segundos.

- Repare que tem agora sobre o seu lado esquerdo os ficheiros do seu site (no seu computador) e do lado direito os ficheiros que já estão no servidor de alojamento.

Muito importante: Não Apague nem modifique nenhuma pasta ou ficheiro pré-existente no lado do servidor.
- Caso não visualize os ficheiros do seu website do lado esquerdo (no seu computador), clique em View no terceiro menu na horizontal. clique em Show Hidden Files. Este menu deve apresentar seleccionado as opções Show Main Toolbar, Show Status Bar e Show Hidden Files, ou clique na figura do computador sobre o lado esquerdo do ecrã (em baixo do botão servers) procure e seleccione a pasta que contem os ficheiros do seu web site no seu computador.
Terá que ver necessariamente na janela do lado esquerdo do programa os ficheiros que compõem o seu web site (no seu computador) e na janela do lado direito os ficheiros pré-existentes no servidor.
 

Caso não tenha colocado nada no anterior passo (opcional) que indicava a "Remote Folder" aceda à pasta "/public_html/" do lado do servidor

Muito importante: será sempre esta a pasta / directoria: "public_html" no servidor de alojamento para onde irá sempre enviar os ficheiros do seu site.

Atenção não é "www -> public_html"  mas sim e apenas "public_html"

 

Caso tenha colocado /public_html/ no anterior passo (opcional) que indicava a "Remote Folder" deverá estar já dentro desta mesma pasta / directoria: /public_html/. Verifique exactamente em que pasta / directoria está do lado do servidor. Deverá visualizar o caminho do lado do servidor, exemplo: [Nickname] /public_html/. Se por alguma razão não enviar os ficheiros do seu site (do lado do seu computador) para a pasta ( /public_html/ ) do lado do servidor, o site não ficará visível na Internet.

- Deverá agora apagar o ficheiro index.htm que se encontra na pasta "public_html" do lado direito no servidor. Não apague nem modifique os ficheiros pré-existentes pertencentes ao servidor. Apague unicamente o ficheiro index.htm existente do lado do servidor. Para tal clique neste mesmo ficheiro index.htm com o botão do rato do lado esquerdo e faça "delete". O ficheiro index pertencente ao seu web site irá substituir este que já lá se encontra e que irá agora apagar.

 

- Seleccione todos os ficheiros do seu web site (do lado esquerdo) e clique em uplaod (botão do menu horizontal superior). Ao fazer isso irá desta forma enviar os ficheiros do seu web site do seu computador para o servidor. Caso o seu web site tenha muitas pastas e ficheiros, proceda ao envio de apenas algumas pastas de cada vez. Mantenha a ordem dos ficheiros e pastas no servidor, tal como estão no seu computador. Caso o seu web site contenha uma ou mais pastas com ficheiros mantenha a mesma ordem tal como se encontram no seu computador.

 

Verifique previamente o funcionamento do web site off-line no seu computador antes de proceder ao envio do mesmo para o servidor. O seu web site terá que ter necessariamente um ficheiro denominado index ou default, (dependendo do programa com que irá criar o seu web site), regra geral é index. Este ficheiro "index" deverá ser enviado para a directoria /public_html/ do servidor caso contrario o web site nunca ficará visível na Internet.

 

Será sempre este o modo de enviar os ficheiros que compõem o seu web site do seu computador para o servidor de alojamento, podendo desta forma publicar e/ou actualizar o seu web site sempre que entender. Após proceder à publicação e/ou actualização do seu web site no servidor o mesmo ficará de imediato visível na Internet.

 

Por favor não faça alterações às restantes pastas já existentes no servidor. Não apague nem modifique outros ficheiros existentes no servidor apenas caso saiba exatamente o que está a fazer.


Este programa irá gravar os seus dados de forma automática, não necessitará voltar a inserir o username e password no programa de FTP.

A outra forma de proceder à publicação e/ou actualização do seu web site será a seguinte:

Realizar o up-load do web site para o servidor de alojamento através do painel de controle cPanel da sua conta de alojamento:


   1. Aceda ao painel de controle cPanel da sua conta da de alojamento utilizando o seguinte endereço:
 

http://seu-dominio/cpanel entende-se por seu-domínio o endereço electrónico do seu web site, exemplo "www.myweb.pt/cpanel".


   2. Introduza os dados de acesso (username e password) anteriormente indicados por e-mail
   3. Uma vez no painel de controle "cPanel", seleccione o ícone denominado “Gerenciador de Arquivos”.
   4. Caso lhe surja uma janela denominada “Selecção do Directório”, mantenha seleccionado ou seleccione “Web Root (public_html/www)”.
   5. Uma vez nesta área poderá enviar os seus arquivos no ícone “Upload”, criar ou editar ficheiros, pastas, etc…

Nota: Poderá enviar mais do que um ficheiro em simultâneo, ou até mesmo compactar grupos de ficheiros e enviá-los num só arquivo compactado e descompactá-lo no servidor no ícone “Extrair” (recomendamos compactação em WinZIP).

 

Por favor, não faça alterações no cPanel, a menos que saiba exactamente o que irá fazer.
 

Por favor em caso de dúvida ou dificuldade entre em contacto para que possamos ajudar.

 

Link com manual do cPanel (em Inglês): http://www.cpanel.net/docs/cpanel/

 

Por fim sugerimos que procure mais informação acerca do cPanel na Internet

 

 

MyWeb.pt - WebHosting & WebDesign

Av. Dom João II, Lote 1.06.2.5B - 4º Piso - Parque das Nações - 1990-095 Lisboa

Fixo: 210987265 Móvel: 911990707 Mail: mail@myweb.pt